Doutorado sanduíche

Susane Gomes – Indian Institute of Technology (Madras, Índia)

No período de abril a julho de 2017, a aluna do grupo de pesquisa, Susane Gomes, participou do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com o auxílio da CAPES. Visto que a pesquisa trata-se de percepções de diferentes culturas, no caso Brasil e Índia, a aluna passou esta temporada na cidade de Chennai, no sul da Índia, no Indian Institute of Technology – Madras, e pôde se inserir mais na cultura a fim de entender como diferenças culturais podem impactar em negociações. Durante este período, a aluna ficou sob a coorientação do renomado professor R. P. Sundarraj, bacharel pelo National Institute of Technology, Trichy, India; mestrado e doutorado pela University of Tennessee, USA.

Suas áreas de pesquisa se alinham com as áreas estudadas pelo programa, como Sistema de Apoio à Decisão e Sistema de Apoio à Negociação. Como fruto da parceria e sob a orientação de Danielle Morais em conjunto com o professor Sundarraj, três trabalhos estão sendo desenvolvidos analisando estas diferenças culturais, bem perceptível pela aluna após esta imersão cultural no país.

susiindia3

susi india 2susuiindia1

 

Marcella Urtiga – University of Waterloo (Canadá)

Entre julho de 2015 e janeiro de 2016 Marcella fez doutorado sanduíche na Universidade de Waterloo no Canadá no departamento de engenharia de sistemas. A faculdade de engenharia da Universidade de Waterloo é uma das mais reconhecidas no Canadá e no mundo. A aluna trabalhou com dois professores/ pesquisadores que são referência em resolução de conflitos em recursos hídricos, dentre outras áreas de pesquisa. Os professores são Dr. Keith Hipel da Universidade de Waterloo e D. Marc Kilgour das Universidades de Waterloo e Laurier. Durante esse período Marcella foi convidada para cursar duas disciplinas relacionadas à sua área de pesquisa, sendo uma sobre resolução de conflitos e a outra sobre Teoria dos Jogos, ministradas por Keith Hipel e por D. Marc Kilgour, respectivamente. Também participou de diversos seminários com renomados professores/pesquisadores em sua área de pesquisa, que vieram de diferentes universidades dos Estados Unidos e Europa a convite da Universidade de Waterloo e do grupo de pesquisa “Conflict Analysis Group”.

Marcella também fez parte do laboratório do grupo de pesquisa “Conflict Analysis Group” onde pôde desenvolver suas atividades de pesquisa diariamente com acesso à infraestrutura necessária como computador, software, livros e periódicos. Ela manteve reuniões presenciais semanais com seus orientadores para acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa. Como resultado do trabalho, desenvolveu dois artigos para periódico e dois artigos para o congresso internacional GDN2016.