Participações em eventos

SEPEC 2017

O Centro de Tecnologia e Geociência (CTG) da UFPE sediou, nos dias 22 a 24 de novembro, a 1ª Semana de Ensino, Pesquisa, extensão e Cultura (Sepec), que reuniu os eventos das três Pró-Reitorias da UFPE: Proacad (PET), Propesq (Conic, Coniti e Enic) e a Proexc (Enexc). Essa cerimônia buscou propiciar a comunicação científica dos projetos desenvolvidos por docentes, discentes e da comunidade externa.

A pesquisa intitulada como “Análise dos Fatores Neurocomportamentais em Processos de Decisão e Negociação” desenvolvida no INSID pela aluna Mariana Valois, graduanda em Engenharia de Produção, e orientada pela professora Danielle Morais foi apresentada. O estudo buscou identificar quais os fatores neurocomportamentais que podem ser captados pelo equipamento eye-tracking e como eles podem auxiliar no processo de tomada de decisão e negociação.

 

IEEE SMC 2017 (http://www.smc2017.org/)

O evento do IEEE SMC 2017 ocorreu na cidade de Banff, Canadá, no período de 5 a 8 de Outubro. O SMC é um evento que traz o estado-da-arte das áreas de engenharia de sistemas, cibernética e as interações entre homem, sistema e máquina. Este ano reuniu mais de 700 pesquisadores e profissionais para discutir sobre esses temas em um dos mais belos cenários canadenses.

A cada ano o grupo de pesquisa sempre se faz presente e dentre os trabalhos apresentados, além de vários outros trabalhos do departamento, os que se destacam por serem do grupo de pesquisa DNW, orientados pela prof. Danielle Morais, são os seguintes:

·         A Value-Focused Consumer’s Perspective with Mutiattribute Evaluation of the Water Distributiuon System of a Brazilian City. Madson Monte e Susane Gomes;

·         Individual Characteristics and Risk Perceptions: A Stud with a Sample from Brazil. Susane Gome

·         Identifying maintenance priority criteria in water distribution networks using cognitive maps. Leydiana Pereira e José Silva Filho

 

image51

image29

 

GDN 2017 (https://gdn2017.uni-hohenheim.de/en)

Neste ano, o congresso da Group Decision and Negotiation Society (GDN) aconteceu na Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha, no período de 14 a 18 de agosto. Essa conferência é a mais importante no mundo para os pesquisadores da área de decisão em grupo e negociação e, portanto, é bastante importante na área de estudo do DNW. Duas alunas do grupo de pesquisa participaram apresentando seus artigos:

A aluna Marcella Maia teve o trabalho intitulado “Problem Structuring for Participatory Water Management” e a aluna Susane Gomes com o trabalho “A Self-other Perceptional Differences in a Negotiation Process: A Study of Culture Dimensions”, ambas sob a orientação da Prof.ª Danielle Morais.

img 8170  img 8206

 

SBPO 2017 (http://www.sbpo.com.br/)

Durante os dias de 27 a 30 de agosto de 2017, ocorreu o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), em Blumenau-SC. Esse ano, o tradicional congresso trouxe o tema “oportunidade em tempos de crise econômica: tecnologias de ponta usando pesquisa operacional” e dois alunos do DNW apresentaram seus trabalhos:

“Modelo de agregação de conhecimento de especialistas não homogêneos aplicado à gestão da manutenção nas redes de distribuição de água”, por Leydiana Pereira com coautoria de José Silva Filho e Danielle Morais

“Aplicação do VFT para a gestão de operações do abastecimento na região de preservação histórica de Olinda-PE”, por Madson Monte com coautoria de Danielle Morais.

 

EPPGEP 2017

O EPPGEP 2017 (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção) é um evento científico realizado pela ANPEPRO e este ano o evento ocorreu na PUC-PR, em Curitiba, no período de 15 à 17 de fevereiro. O evento reúne apenas a elite dos trabalhos desenvolvidos no âmbito das Pós-Graduações em Engenharia de Produção do país. A seleção dos trabalhos para o EPPGEP é realizada de forma descentralizada e rigorosa pelos programas de pós-graduação, onde são indicados para participação no evento apenas os melhores trabalhos de cada programa do país, sendo estes avaliados posteriormente pelo comitê do evento para a premiação.

Na modalidade de mestrado acadêmico a aluna Leydiana Pereira obteve menção honrosa com o melhor trabalho em “Análise e Estruturação de Problemas” (A abordagem de escolha estratégica aplicada ao contexto da manutenção corretiva em sistemas de distribuição de água) que fez juntamente com sua orientadora, Danielle Costa Morais.

EPPGEP

Anos anteriores