SEPEC 2017
O Centro de Tecnologia e Geociência (CTG) da UFPE sediou, nos dias 22 a 24 de novembro, a 1ª Semana de Ensino, Pesquisa, extensão e Cultura (Sepec), que reuniu os eventos das três Pró-Reitorias da UFPE: Proacad (PET), Propesq (Conic, Coniti e Enic) e a Proexc (Enexc). Essa cerimônia buscou propiciar a comunicação científica dos projetos desenvolvidos por docentes, discentes e da comunidade externa.
A pesquisa intitulada como “Análise dos Fatores Neurocomportamentais em Processos de Decisão e Negociação” desenvolvida no INSID pela aluna Mariana Valois, graduanda em Engenharia de Produção, e orientada pela professora Danielle Morais foi apresentada. O estudo buscou identificar quais os fatores neurocomportamentais que podem ser captados pelo equipamento eye-tracking e como eles podem auxiliar no processo de tomada de decisão e negociação.
IEEE SMC 2017 (http://www.smc2017.org/)
O evento do IEEE SMC 2017 ocorreu na cidade de Banff, Canadá, no período de 5 a 8 de Outubro. O SMC é um evento que traz o estado-da-arte das áreas de engenharia de sistemas, cibernética e as interações entre homem, sistema e máquina. Este ano reuniu mais de 700 pesquisadores e profissionais para discutir sobre esses temas em um dos mais belos cenários canadenses.
A cada ano o grupo de pesquisa sempre se faz presente e dentre os trabalhos apresentados, além de vários outros trabalhos do departamento, os que se destacam por serem do grupo de pesquisa DNW, orientados pela prof. Danielle Morais, são os seguintes:
· A Value-Focused Consumer’s Perspective with Mutiattribute Evaluation of the Water Distributiuon System of a Brazilian City. Madson Monte e Susane Gomes;
· Individual Characteristics and Risk Perceptions: A Stud with a Sample from Brazil. Susane Gome
· Identifying maintenance priority criteria in water distribution networks using cognitive maps. Leydiana Pereira e José Silva Filho
GDN 2017 (https://gdn2017.uni-hohenheim.de/en)
Neste ano, o congresso da Group Decision and Negotiation Society (GDN) aconteceu na Universidade de Hohenheim, Stuttgart, Alemanha, no período de 14 a 18 de agosto. Essa conferência é a mais importante no mundo para os pesquisadores da área de decisão em grupo e negociação e, portanto, é bastante importante na área de estudo do DNW. Duas alunas do grupo de pesquisa participaram apresentando seus artigos:
A aluna Marcella Maia teve o trabalho intitulado “Problem Structuring for Participatory Water Management” e a aluna Susane Gomes com o trabalho “A Self-other Perceptional Differences in a Negotiation Process: A Study of Culture Dimensions”, ambas sob a orientação da Prof.ª Danielle Morais.
SBPO 2017 (http://www.sbpo.com.br/)
Durante os dias de 27 a 30 de agosto de 2017, ocorreu o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), em Blumenau-SC. Esse ano, o tradicional congresso trouxe o tema “oportunidade em tempos de crise econômica: tecnologias de ponta usando pesquisa operacional” e dois alunos do DNW apresentaram seus trabalhos:
“Modelo de agregação de conhecimento de especialistas não homogêneos aplicado à gestão da manutenção nas redes de distribuição de água”, por Leydiana Pereira com coautoria de José Silva Filho e Danielle Morais
“Aplicação do VFT para a gestão de operações do abastecimento na região de preservação histórica de Olinda-PE”, por Madson Monte com coautoria de Danielle Morais.
EPPGEP 2017
O EPPGEP 2017 (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção) é um evento científico realizado pela ANPEPRO e este ano o evento ocorreu na PUC-PR, em Curitiba, no período de 15 à 17 de fevereiro. O evento reúne apenas a elite dos trabalhos desenvolvidos no âmbito das Pós-Graduações em Engenharia de Produção do país. A seleção dos trabalhos para o EPPGEP é realizada de forma descentralizada e rigorosa pelos programas de pós-graduação, onde são indicados para participação no evento apenas os melhores trabalhos de cada programa do país, sendo estes avaliados posteriormente pelo comitê do evento para a premiação.
Na modalidade de mestrado acadêmico a aluna Leydiana Pereira obteve menção honrosa com o melhor trabalho em “Análise e Estruturação de Problemas” (A abordagem de escolha estratégica aplicada ao contexto da manutenção corretiva em sistemas de distribuição de água) que fez juntamente com sua orientadora, Danielle Costa Morais.