Professores visitantes

Professor Keith Hipel – Universitof Waterloo, Canadá

No mês de Setembro de 2016, recebemos a visita do Prof. Keith W. Hipel, professor titular do Departament of Systems Design Engineering at University of Waterloo-Canadá, Past President of the Academy of Science within the Royal Society of Canada, Senior Fellow of the Centre for International Governance Innovation, Fellow of the Balsillie School of International Coordinator of the Conflict Analysis Group at Waterloo. Essa visita aconteceu por por meio do EDITAL CNPq Apoio a pesquisador visitante (Processo:  453067/2016­6). O prof. Hipel é mundialmente conhecido por sua pesquisa interdisciplinar única a partir de uma perspectiva de Systems Engineering para o desenvolvimento de resolução de conflitos, multiple criteria decision analysis (MCDA), time series analysis e outras metodologias de tomada de decisão para abordar problemas desafiadores de system of systems engineering alinhados com problemas de confluência da sociedade, tecnologia e meio ambiente, com aplicações em gestão de recursos hídricos, hidrologia, engenharia ambiental, energia e desenvolvimento sustentável.

O Prof. Hipel já tinha parceria em pesquisas desenvolvidas pelo DNW, atuando como supervisor do doutorado sanduíche da aluna Marcella Maia Urtiga, bolsista da FACEPE / APAC, por um período de 6 meses em 2015/2016.  Durante a visita, foi possível finalizar a revisão de um artigo conjunto com Prof. Danielle Morais e Marcella Maia, ministrou palestras para o PPGEP e realizou reuniões de trabalho com os alunos do DNW com apresentação dos alunos de mestrado e doutorado para discussão sobre os temas das dissertações/teses.

Hipel

 

Professor Rangaraja Sundarraj – Indian Institute of Technology of Madras, Índia

Entre Novembro e Dezembro o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção recebeu a visita do professor Rangaraja Sundarraj do Indian Institute of Technology of Madras – IIT Madras.

O Prof. Rangaraja P. Sundarraj é Engenheiro Eletrônico e de Comunicações, Mestre e Doutor em Management Sciences and Computer Science pela Universidade de Tennessee, EUA. Já ocupou os cargos de professor efetivo na University of Waterloo, Canadá, e na Clark University em Massachusetts, nos Estados Unidos. Atualmente é vinculado à Indian Institute of Technology-Madras, no Departamento de Management Studies, Índia.

Prof. Sundarraj tem uma vasta publicação em periódicos de alta qualificação com destaque na área de decisão em grupo e negociação, e atualmente é membro do corpo Editorial dos periódicos: IEEE Transactions on Engineering Management e Management Research Review.

Em parceria com a professora Danielle Morais e alguns alunos do DNW, está sendo desenvolvido o projeto de pesquisa conjunto que visa estudar processos de e-negotiation (negociação via Tecnologia da Informação) e o comportamento das pessoas neste tipo de plataforma, em relação às preferências associadas ao tempo. E vai além para avaliar como esses aspectos comportamentais acontecem verificando as diferenças culturais.

Foram realizados experimentos com os alunos sobre Time Preference, no qual percepções de indivíduos são avaliadas em relação ao tempo de espera por algum item e seu nível de paciência, através da análise da combinação de preço e tempo. Alunos e professores participaram desta pesquisa inicial, que foi realizada após uma palestra intitulada “Time Preferences in Electronic Negotiation: models, results and applications” no auditório Newton Maia em 11 de Dezembro.

Os resultados dos experimentos serão apresentados no próximo congresso internacional GDN 2016 – Group Decision and Negotiation, que será realizado em Bellingham, Washington, Estados Unidos, de 20-24 de Junho de 2016.